quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Armadilhas para Células de Jovens

Células de jovens é uma das grandes ferramentas que as igrejas têm em seu poder para alcançar esta geração, apesar das restrições e desafios que os jovens enfrentam. Já no tempo de Timóteo, Paulo precisava encorajar seu discípulo a continuar a boa obra à qual havia sido chamado. Jovens precisam de elogios, incentivos, correções e especialmente desafios.
Esses desafios devem focar em três áreas necessárias na vida dos jovens:
1. Desenvolvimento Pessoal: O jovem está em movimento em uma sociedade que cresce impessoalmente. Nenhum avanço tecnológico ajudará os jovens a se comunicarem mais efetivamente. Os jovens de hoje crescem a sós. Eles desesperadamente precisam participar de um grupo. Os adolescentes de hoje, antes de mais nada, querem se sentir parte de um grupo antes de levar em consideração a fé ou assuntos doutrinários. Isto é tão bom como perigoso. Um grupo amigável, amável e convidativo pode ser um ritual ou uma gangue. Os jovens precisam de um grupo que os ajude a construir relacionamentos saudáveis, bíblicos e familiares. Eles precisam aprender a servir a Deus e viver em santidade pessoal. Eu acho que um dos problemas que podem impedir esses jovens é quando os seus líderes são imaturos e não tem experiência suficiente para liderar propriamente aqueles que os seguem.
2. Desenvolvimento Ministerial: Desde que o objetivo seja levar todos os crentes da imaturidade à maturidade e depois da maturidade ao ministério, nós precisamos equipar a juventude com um material que seja apropriado ao seu grupo. Nós precisamos porporcionar a eles materiais que os ajude a entender os desafios que eles estão enfrentando e como ultrapassar esses desafios através de fortes fundamentos bíblicos. Desenvolver a juventude não deve ser um projeto para o “futuro”. A verdade é que se nós não os equiparmos agora, nós perderemos a igreja do futuro. Uma obstáculo que devemos superar é o de equipá-los da mesma forma que discipulamos a todos na igreja, e que as vezes fazemos sem perceber que os jovens vivem de forma diferente e enfrentam desafios completamente diferentes.
3. Projeção Social: A pior coisa que podemos fazer com os nossos jovens é fazê-los viver em uma bolha irreal, prevenindo-os de entender o que realmente está acontecendo no mundo. De qualquer maneira, precisamos prepará-los para enfrentar o mundo real, ajudá-los a entender como se conectar com os não crentes, e então encorajá-los a serem criativos para alcançarem pessoas para Jesus. Um grande desafio é ter a certeza de que nossa juventude não está isolada dos cristãos. Enquanto é importante para a juventude apreciar esportes e outros tipos de entretenimento, a juventude de hoje deve perceber que eles são ministros do Deus vivo e que Deus quer usá-los para alcançar os não crentes. Nós precisamos preparar a célula de jovens para ministrar para um mundo que precisa de Cristo desesperadamente.
Comentários?

Células de Jovens Eficientes

por Angel Manuel Hernandez, www.misionmoderna.com
Mesmo estando cercados por pessoas, existem dois eventos na vida que experimentamos sozinhos. Me refiro ao nascimento e à morte. Nós choramos ao nascer e expiramos ao morrer. A raça humana nasce dependente dos outros e incapaz de sobreviver sozinha. Precisamos estar em um grupo para podermos crescer e desenvolver completamente.
Tristemente, hoje vemos a desintegração de todos os grupos sociais, incuindo a família. Há uma grande quantidade de material educacional sobre como se adequar à solidão. Mas Deus tem outra mensagem para nós. Ele nos diz em Gênesis 2:18: “Não é bom que o homem esteja só”. Deus luta contra a solidão e nós devemos fazer o mesmo.
Por mais estranho que isto pareça, mesmo que a juventude hoje esteja rodeada por pessoas na escola, uma das suas batalhas principais é a solidão. A solidão dos jovens os leva a unirem-se à grupos e ter relacionamentos com aqueles que não necessariamente são bons para eles. Em casos extremos, a solidão leva aos vícios. O problema é que a juventude de hoje não sabe como preencher seu vazio, permitindo assim que outros os manipulem facilmente. Jovens foram feitos para compartilhar suas emoções, seu tempo, riso e pensamentos diários com os outros. Eclesiastes resume isto em 11:9: “Alegre-se, jovem, na sua mocidade, seja feliz o seu coração nos dias da sua juventude. Siga por onde seu coração mandar, até onde a sua vista alcançar, mas saiba que por todas essas coisas Deus o trará a julgamento”.
Deus usa as células de jovens para ajudar a lançar fora essa solidão criando uma atmosfera para os jovens compartilharem o que eles sentem, o que os faz felizes e o que eles pensam. Célula de jovens não é um local para ir, sentar e ouvir alguém ministrar. Você não pode fazer da sua célula uma sala de aula, onde o líder é o professor e os alunos sentam, ouvem e se comportam silenciosamente. Os jovens devem se portar todos os dias assim nas suas escolas e eles estão fartos disso. Uma célula deve tirá-los da rotina diária para fazer algo diferente e mais empolgante. Como diz o escritor Albert Camus “Precisamos apenas acrescentar algumas letras para a palavra solidão virar solidariedade”.
Uma célula empolgante permite aos jovens compartilharem suas emoções, seu tempo, riso e pensamentos com os outros. Alguns líderes pensam que compartilhar não é ser muito espiritual. A realidade é que compartilhar transparentemente é a parte mais espiritual de uma célula. É através da comunidade Cristã e comunhão que o corpo de Cristo se une debaixo de Jesus Cristo. É a parte onde a ajuda mútua e o amor por cada um se torna realidade, é o que diz em Efésios 4:16: “Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor”. Compartilhar também é quando o jovem ajuda a repartir o seu fardo com os outros como Galátas 6:2 ensina: “Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo”.
Comentários?
Angel -via Blog Joel Comiskey

Células Lideradas Por Estudantes

Estamos à margem de perder uma geração inteira. A maioria dos estudantes na América não vão a nenhuma igreja; alguns estudiosos dizem que esses números chegam a ultrapassar a margem de 98%. Eu chamo esta geração de andarilhos feridos na busca das famílias que nunca tiveram. Eles estão debilitados, nervosos, machucados e nunca foram apresentados ao Evangelho. Pela primeira vez na América a vasta maioria dos pais desses jovens também não estão envolvidos em uma igreja. Se um estudante vai à igreja, ele ou ela geralmente vê um serviço de adoração “raso”, onde todos aparentam estar “bem”. Este não é simplesmente o mundo onde estes estudantes vivem. O mundo onde eles vivem está despedaçado. Através desta mudança monumental na cultura jovem da maioria das igrejas de jovens não têm a mínima ideia sobre como alcançar as igrejas que não têm crianças e muitas (não todas) têm o desejo de tentar. Eles simplesmente querem cuidar das suas próprias “Crianças da Igreja”. Eu firmemente acredito que a estrutura de células é o único modelo de ministério que pode alcançar esta geração antes que seja tarde demais.
Comenta-se que 75% das pessoas que entregarão suas vidas a Cristo o farão até a idade de 18 e mesmo assim muitas igrejas, mesmo as igrejas em células, não têm uma estratégia bem definida para acolher esta geração jovem.
Seguem algumas características de uma célula de estudantes acompanhadas por adultos:
1. Células lideradas por estudantes geralmente multiplicam-se três vezes mais rápido do que células de adultos.
2. Células de estudantes frequentemente se tornam as famílias que os estudantes nunca tiveram.
3. Líderes estudantis geralmente se compromentem em servirem ao Senhor por toda sua vida.
4. Líderes estudantis estão bem treinados quando transicionam para células de adultos.
5. Somente se os estudantes derem o primeiro passo e liderarem seus amigos as células alcançarão o seu potencial máximo para Evangelismo e Discipulado.
6. Estudantes perdidos, feridos e salvos se encontram na célula.
7. Sempre existe um adulto presente em cada célula, não para liderar o grupo mas para mentorear e discipular os líderes estudantis, certificar-se do seu sucesso e resolver quaisquer questões complicadas e situações que podem surgir.
Desenvolvemos um recurso grandioso entitulado “Começando” que nos alegraria em mandar a vocês, sem custo. Para receber sua cópia, envie um email paratedstump@cellgroup.com. Nosso ministério também publicou 26 recursos em como treinar e equipar tanto estudantes como alunos, desenvolver e implementar células de estudantes acompanhadas por adultos. Confira em www.cellgroup.com.
Um partor de igreja em célula na África afirmou sobre líderes estudantis: “Eles podem ser jovens, mas o Espírito Santo neles não é uma criança.” Na próxima semana compartilharemos sobre os pontos fortes e fracos de uma célula de jovens acompanhada por adultos.
Comentários?
Ted - via  Blog Joel Comiskey

Um Modelo de Célula de Jovens

por Mario Vega, http://www.elim.org.sv/
Iniciamos nosso ministério de células na Elim com células de adultos. Alguns anos depois também começamos a trabalhar com células infantis. Um pouco mais tarde também iniciamos com células de jovens.
Antes de iniciar células de jovens, a juventude estava integrada em uma célula de adultos. Mas pensamos que células de jovens providenciariam uma gama de alcance maior para os jovens não cristão. Também elaboramos lições para os jovens, alinhadas em torno de tópicos que sejam interessantes para os jovens. Os resultados foram imediatos e as células jovens cresceram rapidamente. Na verdade, a frequência média nas nossas células de jovens é maior do que nas células de adultos.
A maior vantage das células de jovens é a criação da próxima geração de líderes. Isto é muito importante porque precisamos levar a igreja para desenvolver a próxima geração de líderes. Células de jovens ajudam a transferir a liderança à próxima geração de uma forma muito natural. Células de jovens também crescem naturalmente, alcançando pessoas com a mesma idade e interesses.
Na igreja Elim, a juventude também tem seu próprio culto de celebração uma vez por mês. Naquele dia, todos os jovens de várias regiões se reunem para uma grande celebração e ensinamento num tópico para os jovens. A juventude planeja seu próprio programa, escolhe a música, peça e muitas outras dinâmicas. Muitas pessoas aceitam Jesus durante a celebração da juventude – mais do que em um culto de celebração a cada domingo. Tudo isto acontece através das células de jovens, e damos toda glória ao Senhor.
Comentários?
Mario - via  Blog Joel Comiskey

Ofereça-lhes a Vida em Comunhão

por Jeff Tunnell
Quando eu era um líder de jovens 40 anos atrás, apenas vivenciei a mentalidade de grupos grandes, isto é, eu fazia reuniões para oferecer conteúdo que envolvessem os jovens e fizesse com que eles voltassem semanalmente. Conforme o grupo crescia, eu gastava meu tempo tentanto me conectar com cada participante. As limitações imediatas de tempo e finanças conflitaram a minha habilidade de discipular cada pessoa individualmente. Meus esforços surgiram antes da era digital, cujos conteúdos estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano em aparelhos que temos acesso facilmente nas palmas das nossas mãos ou que estejam diretamente conectados nos nossos ouvidos.
Como podemos competir? Nossas finanças não são tão grandes para nos engajarmos em atividades melhores do que os canais de esportes, teatro, concertos musicais ou reality shows. Não conseguimos ter iluminação, fumaça ou caixas de som suficientes para competir com o que o mundo tem bombardeado os nossos adolescentes o tempo todo.
A única coisa que falta, verdadeiramente, na vida de todo jovem é relacionamento sincero, uma família a qual possa pertencer. Os jovens têm caminhado através desses anos difíceis descobrindo quem eles são, quem eles serão na vida e o que eles farão profissionalmente. Eles se sentem sós e vulneráveis. A célula é o local onde eles encontram amizade, verdade e direcionamento do nosso Deus Criador.
Não precisamos competir com o mundo. Oferecemos a verdade necessária que trás libertação e paz para o anseio da alma do jovem, Jesus Cristo como Salvador. Ao se moverem em direção Senhorio do nosso Rei, valores pessoais e valores reais serão revelados ao experimentarem vida em unidade com Seu Reino. Não se distraia ou fatigue-se tentando acompanhar o passo do mundo para atrair os jovens. Ao invés disso, ofereça a verdadeira vida, ajudando os jovens a compreenderem o movimento de Colossenses 1:13: “Pois Ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado”.
Jeff -  via  Blog Joel Comiskey

O Poder de Células Lideradas por Jovens

por Joel Comiskey
Eu acredito em células de jovens. Eu iniciei meu ministério como um líder de célula de jovens em 1975, com 19 anos. Eu aprendi muito neste processo, mesmo sendo muito cuidadoso e pouco letrado. Eventualmente eu ramifiquei e passei a liderar pequenos grupos dentro das premissas da escola. Muitos anos se passaram e um dos meus maiores motivos de alegria foi ver cada uma das minhas três filhas fazer a mesma coisa. Elas iniciaram liderando células infantis que eram conectadas às nossas células familiares e eventualmente se tornaram células jovens. Minha filha mais nova acabou entregando sua célula de jovens ao seu auxiliar ao partir para a JOCUM no México por um período de cinco meses. Algumas das principais pessoas que mais a apoiavam eram dos grupos de jovens Life.
Muitos de vocês que estão lendo este blog também acreditam no poder de células lideradas por jovens. Penso em Kyle Coffin que iniciou seu ministério jovem em uma igreja tradicional em Big Bear, California. Deus mostrou-lhe que seu papel principal era capacitar o povo de Deus para fazer o trabalho do ministério, ao invés de fazer o trabalho do ministério para eles. Ele começou preparando líderes de jovens chave em sua casa, modelando o ministério de células, enquanto continuava com os encontros congregacionais do culto de jovens às quartas-feiras. E como um passo transicional, ele perguntou àqueles jovens que ele treinava para liderar outros jovens em diferentes salas após o culto de jovens.
Eventualmente a juventude (nona série do ensino primário até terceira série do ensino médio) começaram a liderar células semanalmente em suas casas ao redor de Big Bear, California. Catorze células iniciaram com mais de 140 participantes. Kyle, acreditando que a equipe ministerial estava na sua melhor forma, colocou uma menina e um menino, estudantes, para liderar células mistas, ainda que quatro das células eram de gênero específico. Um desses líderes que eu entrevistei falou sobre o incrível crescimento espiritual que ele experimentou ao dar um passo de fé e confiar em Deus para ajudá-lo a preparar a ministração. Kyle manteve o culto congregacional de jovens às quartas-feiras, que cresceu significativamente em número.
Um dos melhores exemplos de células de jovens encontra-se na Antioch Community Church em Waco, Texas. Jimmy Seibert, o pastor presidente, inicou sua igreja como resultado do sucesso que ele vinha tendo com as células de jovens na Universidade de Baylor. Células de jovens exercem um grande poder alcançando futuras gerações na ACC. Carl Gulley, o pastor de jovens na ACC, declara que tanto as células de alunos da escola primária como do ensino médio encontram-se em células de gênero específico semanalmente em diferentes casas (eles se auto-intitulam de LifeGroups – Grupos Vida). Carl escreve: “Nossas células se reunem semanalmente porque nós queremos que eles sejam a espinha dorsal de quem somos. No verão, unimos muitas das nossas células por conta das viagens que os membros fazem, mas as mantemos em funcionamento”. As células da escola primária reunem-se nas noites de quarta-feira e as células do ensino médio aos domingos. O Pastor Carl inormou que eles tentaram se encontram em outros dias, mas eles perceberam que estes eram os únicos dias que pareciam dar certo. As pessoas que lideram células da escola primária são os de nível universitário ou superior. Os grupos de ensino médio são liderados por alunos com a presença de uma pessoa mais velha (geralmente o anfitrião do grupo). O objetivo, entretanto, é que estas células sejam lideradas por estudantes.
E você? Como tem sido sua experiência com células lideradas por jovens? Comente!
Joel -  via  Blog Joel Comiskey

Deus usa os jovens

por Steve Cordle, www.crossroadsumc.org
João e Maria são duas figuras muito imponentes do Novo Testamento e na história do relacionamento de Deus com o mundo. Mesmo tendo chamados distintos, eles também tinham algo em comum.
João foi chamado para ser um dos 12 apóstolos. Ele seguiu Jesus no ministério por 3 anos e eventualmente se tornou conhecido como “o discípulo que Jesus amou”. Ele escreveu o Evangelho de João e várias cartas do Novo Testamento.
Maria era a mãe de Jesus, que foi visitada por um anjo que anunciou que ela daria luz miraculosamente ao Salvador do mundo. João e Maria permaneceram juntos perante Jesus enquanto ele morria na cruz, e Jesus deu a João a responsabilidade de cuidar da sua mãe, Maria.
O que eles tinham em comum? Eles eram ambos adolescentes quando Deus os chamou para servir em suas atribuições. Deus claramente quer que os adolescentes O sirvam.
É bem documentado que a maioria das pessoas vieram a Cristo antes dos seus 18 anos. Se queremos ganhar o mundo para Cristo, faz sentido focar em alcançar este grupo mais aberto e responsivo. Mas também devemos fazer que isso seja um ponto para dar aos jovens crentes sua primeira experiência de liderança antes dos seus 18 anos.
Adolescentes são naturalmente influenciados pelas pessoas ao seu redor. Sendo assim, treinar os jovens para tornarem-se líderes faz sentido; temos que equipá-los para influenciarem uns aos outros para Jesus. Liderar uma célula também formará a auto-imagem deles como servos de Jesus. Pelo resto de suas vidas será a norma discipular outros porque isto fez parte dos seus anos de formação. Treinar e implantar jovens em céluas e como líderes fortalecerá a habilidade da igreja de alcançar e discipular o mundo.
Comentários?
Steve - via  Blog Joel Comiskey

O Valor da Juventude Liderada

Células por CJ Schubert, pastor de jovens na www.cypresscreekchurch.com
Que empolgante é usar um dom spiritual. É divertido e, considerando que os adolescentes foram incluídos na dispersão dos dons assim como nós, eu sou um defensor das células lideradas por jovens. Certamente existem um equilíbrio quando capacitamos adolescentes para liderar seus amigos, mas não devemos nos esquivar. Eu creio que células lideradas por jovens adicionam uma oportunidade de discipulado dinâmico para os jovens que se destacam assim como novo potencial para aquelas que estão menos envolvidas. Um fator crítico numa célula de jovens liderada com sucesso é que os líderes em período escolar devem ser discipulados de perto por um líder mais velho, preferencialmente um que esteja cursando faculdade. Eu vi grupos liderados por grandes crianças se tornarem monónonas e ineficientes  em decorrência da falta de discipulado e direcionamento. Por outro lado you vi estudandes que estavam sendo discipulados sendo desafiados com responsabilidades de liderança no momento certo de suas vidas, reenergizados com um novo senso de missão de propagar Cristo em suas comunidades.
Eu gosto de capacitar crianças de acordo com dons e paixões. Este é um ótimo lugar para se começar, pois crianças adoram fazer aquilo que eles são naturalmente bons em fazer e eles dificilmente se frustrarão. Se é louvor, então deixe-os escolher as músicas. Se eles são criativos, que escolham uma brincadeira, etc… Pelo menos dois resultados positivos acontecem através desta capacitação: estudantes que vêem outros estudantes ocupando posições de liderança se abrem para o serviso também, e alunos capacitados para fazer pequenas tarefas nas células tendem a usar sua influência fora da célula. Aí é “onde reside a ação” na minha opinião. Discipulados acontecem em vestiários, nos refeitórios e nas salas de aula, e pode ser intangível à equipe pastoral, mas eu acho que é um plus se nós alcançarmos os não alcançados nas nossas comunidades.
O equilíbrio vem quando “dividimos” responsabilidades. Muitos alunos colegiais tem agendas agitadas e não é justo sobrecarregá-los nem termos altas expectativas – eu gosto de ver crianças sendo desafiadas mas também livres para serem crianças. Contato próximo com pais é essencial se isto vai funcionar porque crianças geralmente são relutantes para admitir que eles estão sobrecarregados. Pais também oferecem valiosos conhecimentos para a personalidade, gostos e necessidades, assim como qualquer sinal de preocupação que eles possam vere na sua vida infantil (afinal de contas eles ainda são crianças).
Comentários?
CJ -  via  Blog Joel Comiskey

Jesus o Melhor Líder de Célula de Jovens

A célula de jovens de Jesus
Jesus pegou 12 jovens (Sua célula de jovens) e os treinou para que fossem transformadores de nações. Ele abriu o caminho para o trabalho com jovens. No tempo de Jesus, os discípulos (Talmúdico) eram geralmente adolescentes. Perguntaram a Pedro: “Não paga o seu mestre os impostos do templo?”. Jesus mandou que ele encontrasse uma moeda de quatro dracmas (Mateus 17:27). O imposto de duas dracmas era pago por todos aqueles com idade superior a 20 anos, indicando que dos 12, apenas Pedro não era adolescente.
Jesus compartilhou Sua vida
Um Rabi, como Jesus, tinha discípulos que queriam ser como ele. Jesus viu quem eles se tornariam e da mesma forma Paulo disse a Timóteo: Sejam meus imitadores assim como sou de Cristo.: 1 Coríntios 11:1. Jesus compartilhou intimamente sua via com estes adolescentes, então quando a sua missão na terra terminou, eles continuaram a refletí-Lo assim como ele refletira a Seu Pai.
Jesus modelou o poder do discipulado como estilo de vida.
Jesus olhava para o improvável
Nos dias de Jesus, uma pessoa de 12 anos procuraria um rabi e perguntaria: “Posso ser como você?” Se o rabi decidisse que ele não era adequado, ele provavelmente procuraria fazer parte dos negócios de sua família; mas se o rabi percebesse que havia possibilidade para desenvolver o seu potencial para que este jovem se reproduzisse nele, este jovem seria convidado a ser seu discípulo. Jesus mudou isto, aproximando-Se dos adolescentes. Pedro e André estavam no ramo de pesca da família, supostamente tidos como “fracassados”, mas Jesus disse: “Venham, Me sigam…”Mateus 4:19. Ele viu jovens que reproduziriam Seu trabalho e Seu caráter.
Temos que ver nossos adolescentes através da ótica e da visão de Jesus, que escolheu jovens “fracassados” e iletrados, e os tornou em transformadores de nações, muitos dos quais que, como seu rabi, entregariam sua vida para uma morte cruel (1 Coríntios 1:27).
Jesus servia de coração 
Jesus modelou a servidão trazendo aspirações de grandeza contrárias ao mundo: o primeiro era o ultimo, vida era morte. 7% do que recebemos é a palavra falada, 93% da vida que vivemos. Jesus deu 100% de mensagens enquanto modelava a grandeza do Reino aos Seus adolescentes, servindo-os como um grupo / célula, como indivíduos e discipulando-os a fazer o mesmo.
Jesus passava tempo de qualidade com Seu Pai 
Jesus não deixou o ministério o distrair, mesmo quando isso significava abdicar do sono:  Relacionamento com o Pai, devoção ao ouvir e fazer o que o Pai disse que estava no centro de quem Ele era e o DNA de discipular adolescentes que conheceriam Seu pai intimamente.
Cumprir com o seu ministério nunca pode ser mais importante do que relacionar-se. Um líder de célula de jovens é a pessoa que o Pai está preparando para ser Sua noiva. Agradar ao Pai e receber todo o apaixonante amor do nosso Noivo e Rei deve ser nosso DNA para alcançarmos uma geração que tem o potencial para completar a grande comissão fazendo seus discípulos para Jesus.
Jesus abriu o caminho entregando Sua própria vida. A maioria de Suas “células de jovens” seguiram o Seu exemplo entregando suas próprias vidas.
Daphne - via via  Blog Joel Comiskey

Células de Jovens

O tempo passa rapidamente. Neste mês, Celyce e eu começamos a vivenciar um ninho vazio. Muitos de vocês estão passando pela mesma situação. Você sabe tão bem como eu que há apenas um breve momento entre a infância, a juventude e a fase adulta.
Tristemente muitos jovens se distanciam da igreja por falta de interesse e envolvimento. Estou convencido de que se um jovem está intimamente envolvido em células, há uma possibilidade muito grande de que esta pessoa continuará seguindo Jesus. Então, o que fazer para que nossos jovens se envolvam nas células? Uma questão ainda mais simples, “O que é uma célula de jovens?”
Uma célula de jovens é como uma célula de adultos. Os encontros são semanais. Ela é focada em evangelismo, discipulado e multiplicação. Ela deve permanecer pequena e íntima, e é normalmente liderada por uma pessoa jovem que é um pouco mais velha que a maioria dos membros do grupo (há sempre exceções para essa regra). A ordem comum da célula de jovens é:
- Refrescos (15 minutos)
- Introduções e Avisos (5 minutos)
- Quebra-Gelo (10 minutos)
- Breve Testemunho (3 minutos – opcional)
- Compartilhando a Visão (5-10 minutos)
- Louvor (10 minutos)
- Discussão da Palavra (até 25 minutos)
- Pedidos de Oração (15 minutos)
É preferível que a célula de jovem se encontre fora do prédio da igreja. O melhor local é uma casa. Alguns grupos de células de jovens têm começado a se dividir em grupos menores na igreja logo após seus grandes cultos ou encontros de jovens, mas isso deve ser apenas uma medida transitória e nunca o objetivo final. O ambiente de sala de aula dentro da igreja não se compara ao ambiente familiar dentro de um lar. Muitas igrejas em células encorajam as células de jovens a se reunirem em casas durante a semana e têm uma reunião corporativa nas dependências de igreja numa base regular.
Aqueles que estão implantando uma igreja em células tendem a começar com células familiares que eventualmente farão nascer uma célula de jovens. O primeiro líder de célula de jovens deve ser cuidado de discipulado pelo líder da célula familiar, se tornando parte da time de liderança dele(a). A juventude na Dove Fellowship (Larry Kreider) era constituída por células inter-geracionais até Deus gerar neles o desejo de iniciar as suas próprias células de jovens. Brian Sauder and Sarah Mohler descrevem suas experiências na Dove:
Células de jovens se tornaram um local informal e casual onde os jovens levavam seus amigos. Nós éramos cautelosos ao sugerir que essas células de jovens eram melhores do que as células de adultos/familiares. Conforme eles expandiam, nós não exigíamos que os jovens participassem das células de jovens. Eles tinham a liberdade de ir com seus pais às células familiares ou envolverem-se em uma célula de jovens, aquela que atendesse melhor às suas necessidades. Nós sentimos que era importante que a juventude se sentisse firmada e não forçada a um padrão. Eventualmente, entretanto, a maioria dos jovens se envolveram em células de jovens, ao lado de alguns de seus amigos que haviam sido salvos. Uma célula de colegas era muito empolgante para se deixar passar! (Youth Cells and Youth Ministry, p. 20).
Muitas igrejas convencionais já têm separadas o seu ministério de jovens. Para se iniciar uma célula neste contexto, o melhor modo é que o pastor de jovem (ou líder de jovens chave) peça à primeira leva de líderes jovens em potencial que se reúnam com ele por um período de aproximadamente seis meses. A partir daí, as novas células de jovens se formariam e esses novos líderes se tornariam parte da equipe de liderança desse líder de jovens.
Durante o mês de Novembro no blog JCG, nós exploraremos o tópico de células de jovens. Experientes pastores de igrejas em células e instrutores escreverão vinte blogs sobre este tópico no mês de Novembro. Se você quiser receber estes blogs na sua caixa de entrada de email diariamente, por favor inscreva-se aqui. Cobriremos:
  • Semana 1 (03 a 09 de Novembro). Base Bíblica. Paulo disse a Timóteo para não desprezar a sua juventude (1 Timóteo 4:12). Assim como no caso de células de crianças, temos que desenvolver jovens para liderar células (geralmente os adolescentes que tenham liderado células de crianças também podem liderar células de jovens).
  • Semana 2 (10 a 16 de Novembro). Dicas práticas para células de jovens. Algumas células familiares podem ter jovens presentes. Eventualmente uma célula de jovens se formará. Nesta semana, trataremos sobre aspectos práticos das células de jovens.
  • Semana 3 (17 a 23 de Novembro). Evitando ciladas nas células de jovens. Como nas células de crianças, células de jovens têm seus próprios perigos inerentes. Identificaremos alguns desses perigos e revelaremos meios para evitá-los.
  • Semana 4 (24 a 30 de Novembro). Compreendendo a visão. Quando entendemos que as crianças e os jovens são o futuro da igreja, nos preparamos para priorizá-los. Muitos simplesmente não têm a visão de célula de jovens e precisam ser encorajados a darem o primeiro passo.
O que você tem observado nas células de jovens? Compartilhe conosco aqui.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Métodos de multiplicação da célula

No início do movimento de células, todos falavam da multiplicação mãe-filha da célula porque era o que David Cho estava fazendo na Coreia (metade do grupo deixando a célula para formar uma nova quando chegavam a 15 pessoas). Porém, havia um duplo problema na espera de chegarem aos "quinze": 1. Frequentemente o número de participantes flutuava de uma semana para outra. 2. Membros que não queriam multiplicar deixavam o grupo quando chegavam a 15 pessoas.

As igrejas em células aprenderam depois sobre novas maneiras de multiplicar, como plantar células (dois ou três deixando a célula para formar uma nova célula). A célula não precisava esperar chegar a um determinado número para multiplicar-se. Em vez disso, ela simplesmente precisava ter um líder treinado. Portanto, o treinamento e desenvolvimento da liderança tornaram-se a nova ênfase.

Mais recentemente, venho enfatizando a "multiplicação do líder da célula mãe", porque acredito que com frequência é a maneira mais fácil de reativar uma célula estagnada. Esse método realmente é muito simples. O líder da célula mãe deixa um facilitador treinado e sai da célula para começar uma nova, seja sozinho ou sozinha, ou com um ou dois outros membros da célula mãe.

É claro que existem outros meios de multiplicar células. Jay Firebaugh, com grande experiência no ministério de células, desenvolveu e experimentou um método de multiplicação da célula, que é uma adaptação da estratégia mãe-filha:

- Pré-natal (semanas 1, 2 e 3)
. Tenha um líder novo, um novo anfitrião e alguns membros escolhidos para começar o novo grupo.
. Fale sobre o nascimento que está a caminho e por que é importante.
. Divida o grupo para o tempo de ministração. Separe a nova equipe, reunindo-os numa parte diferente da casa.
. É importante que a nova equipe desenvolva relacionamentos sociais durante a semana (telefonemas, contatos sociais, etc.).

- Nascimento (semana 4)
. Reúnam-se em células separadas, mas na mesma casa.

- Pós-natal
. (semanas 5, 6 e 7)

- Reúnam-se em duas células separadas em dois locais diferentes.
.(semana 8)

- Façam uma reunião todos juntos. Isso não deve ser uma reunião formal, mas um tempo de comunhão e confraternização.
. (semanas 9, 10 e 11)

- Reúnam-se em duas células separadas, em locais diferentes.
. (semana 12 - dois meses após o nascimento)

Pr. Joel Comiskey
(International Cell Church Forum - 16.11.2010)

Para mais informações:

Pr. Anderson Menger
andersonmenger@hotmail.com