Células de jovens é uma das grandes ferramentas que as igrejas têm em seu poder para alcançar esta geração, apesar das restrições e desafios que os jovens enfrentam. Já no tempo de Timóteo, Paulo precisava encorajar seu discípulo a continuar a boa obra à qual havia sido chamado. Jovens precisam de elogios, incentivos, correções e especialmente desafios.
Esses desafios devem focar em três áreas necessárias na vida dos jovens:
1. Desenvolvimento Pessoal: O jovem está em movimento em uma sociedade que cresce impessoalmente. Nenhum avanço tecnológico ajudará os jovens a se comunicarem mais efetivamente. Os jovens de hoje crescem a sós. Eles desesperadamente precisam participar de um grupo. Os adolescentes de hoje, antes de mais nada, querem se sentir parte de um grupo antes de levar em consideração a fé ou assuntos doutrinários. Isto é tão bom como perigoso. Um grupo amigável, amável e convidativo pode ser um ritual ou uma gangue. Os jovens precisam de um grupo que os ajude a construir relacionamentos saudáveis, bíblicos e familiares. Eles precisam aprender a servir a Deus e viver em santidade pessoal. Eu acho que um dos problemas que podem impedir esses jovens é quando os seus líderes são imaturos e não tem experiência suficiente para liderar propriamente aqueles que os seguem.
2. Desenvolvimento Ministerial: Desde que o objetivo seja levar todos os crentes da imaturidade à maturidade e depois da maturidade ao ministério, nós precisamos equipar a juventude com um material que seja apropriado ao seu grupo. Nós precisamos porporcionar a eles materiais que os ajude a entender os desafios que eles estão enfrentando e como ultrapassar esses desafios através de fortes fundamentos bíblicos. Desenvolver a juventude não deve ser um projeto para o “futuro”. A verdade é que se nós não os equiparmos agora, nós perderemos a igreja do futuro. Uma obstáculo que devemos superar é o de equipá-los da mesma forma que discipulamos a todos na igreja, e que as vezes fazemos sem perceber que os jovens vivem de forma diferente e enfrentam desafios completamente diferentes.
3. Projeção Social: A pior coisa que podemos fazer com os nossos jovens é fazê-los viver em uma bolha irreal, prevenindo-os de entender o que realmente está acontecendo no mundo. De qualquer maneira, precisamos prepará-los para enfrentar o mundo real, ajudá-los a entender como se conectar com os não crentes, e então encorajá-los a serem criativos para alcançarem pessoas para Jesus. Um grande desafio é ter a certeza de que nossa juventude não está isolada dos cristãos. Enquanto é importante para a juventude apreciar esportes e outros tipos de entretenimento, a juventude de hoje deve perceber que eles são ministros do Deus vivo e que Deus quer usá-los para alcançar os não crentes. Nós precisamos preparar a célula de jovens para ministrar para um mundo que precisa de Cristo desesperadamente.
Comentários?