quinta-feira, 21 de novembro de 2013

O Valor da Juventude Liderada

Células por CJ Schubert, pastor de jovens na www.cypresscreekchurch.com
Que empolgante é usar um dom spiritual. É divertido e, considerando que os adolescentes foram incluídos na dispersão dos dons assim como nós, eu sou um defensor das células lideradas por jovens. Certamente existem um equilíbrio quando capacitamos adolescentes para liderar seus amigos, mas não devemos nos esquivar. Eu creio que células lideradas por jovens adicionam uma oportunidade de discipulado dinâmico para os jovens que se destacam assim como novo potencial para aquelas que estão menos envolvidas. Um fator crítico numa célula de jovens liderada com sucesso é que os líderes em período escolar devem ser discipulados de perto por um líder mais velho, preferencialmente um que esteja cursando faculdade. Eu vi grupos liderados por grandes crianças se tornarem monónonas e ineficientes  em decorrência da falta de discipulado e direcionamento. Por outro lado you vi estudandes que estavam sendo discipulados sendo desafiados com responsabilidades de liderança no momento certo de suas vidas, reenergizados com um novo senso de missão de propagar Cristo em suas comunidades.
Eu gosto de capacitar crianças de acordo com dons e paixões. Este é um ótimo lugar para se começar, pois crianças adoram fazer aquilo que eles são naturalmente bons em fazer e eles dificilmente se frustrarão. Se é louvor, então deixe-os escolher as músicas. Se eles são criativos, que escolham uma brincadeira, etc… Pelo menos dois resultados positivos acontecem através desta capacitação: estudantes que vêem outros estudantes ocupando posições de liderança se abrem para o serviso também, e alunos capacitados para fazer pequenas tarefas nas células tendem a usar sua influência fora da célula. Aí é “onde reside a ação” na minha opinião. Discipulados acontecem em vestiários, nos refeitórios e nas salas de aula, e pode ser intangível à equipe pastoral, mas eu acho que é um plus se nós alcançarmos os não alcançados nas nossas comunidades.
O equilíbrio vem quando “dividimos” responsabilidades. Muitos alunos colegiais tem agendas agitadas e não é justo sobrecarregá-los nem termos altas expectativas – eu gosto de ver crianças sendo desafiadas mas também livres para serem crianças. Contato próximo com pais é essencial se isto vai funcionar porque crianças geralmente são relutantes para admitir que eles estão sobrecarregados. Pais também oferecem valiosos conhecimentos para a personalidade, gostos e necessidades, assim como qualquer sinal de preocupação que eles possam vere na sua vida infantil (afinal de contas eles ainda são crianças).
Comentários?
CJ -  via  Blog Joel Comiskey

0 comentários:

Postar um comentário