quinta-feira, 21 de novembro de 2013

O Poder de Células Lideradas por Jovens

por Joel Comiskey
Eu acredito em células de jovens. Eu iniciei meu ministério como um líder de célula de jovens em 1975, com 19 anos. Eu aprendi muito neste processo, mesmo sendo muito cuidadoso e pouco letrado. Eventualmente eu ramifiquei e passei a liderar pequenos grupos dentro das premissas da escola. Muitos anos se passaram e um dos meus maiores motivos de alegria foi ver cada uma das minhas três filhas fazer a mesma coisa. Elas iniciaram liderando células infantis que eram conectadas às nossas células familiares e eventualmente se tornaram células jovens. Minha filha mais nova acabou entregando sua célula de jovens ao seu auxiliar ao partir para a JOCUM no México por um período de cinco meses. Algumas das principais pessoas que mais a apoiavam eram dos grupos de jovens Life.
Muitos de vocês que estão lendo este blog também acreditam no poder de células lideradas por jovens. Penso em Kyle Coffin que iniciou seu ministério jovem em uma igreja tradicional em Big Bear, California. Deus mostrou-lhe que seu papel principal era capacitar o povo de Deus para fazer o trabalho do ministério, ao invés de fazer o trabalho do ministério para eles. Ele começou preparando líderes de jovens chave em sua casa, modelando o ministério de células, enquanto continuava com os encontros congregacionais do culto de jovens às quartas-feiras. E como um passo transicional, ele perguntou àqueles jovens que ele treinava para liderar outros jovens em diferentes salas após o culto de jovens.
Eventualmente a juventude (nona série do ensino primário até terceira série do ensino médio) começaram a liderar células semanalmente em suas casas ao redor de Big Bear, California. Catorze células iniciaram com mais de 140 participantes. Kyle, acreditando que a equipe ministerial estava na sua melhor forma, colocou uma menina e um menino, estudantes, para liderar células mistas, ainda que quatro das células eram de gênero específico. Um desses líderes que eu entrevistei falou sobre o incrível crescimento espiritual que ele experimentou ao dar um passo de fé e confiar em Deus para ajudá-lo a preparar a ministração. Kyle manteve o culto congregacional de jovens às quartas-feiras, que cresceu significativamente em número.
Um dos melhores exemplos de células de jovens encontra-se na Antioch Community Church em Waco, Texas. Jimmy Seibert, o pastor presidente, inicou sua igreja como resultado do sucesso que ele vinha tendo com as células de jovens na Universidade de Baylor. Células de jovens exercem um grande poder alcançando futuras gerações na ACC. Carl Gulley, o pastor de jovens na ACC, declara que tanto as células de alunos da escola primária como do ensino médio encontram-se em células de gênero específico semanalmente em diferentes casas (eles se auto-intitulam de LifeGroups – Grupos Vida). Carl escreve: “Nossas células se reunem semanalmente porque nós queremos que eles sejam a espinha dorsal de quem somos. No verão, unimos muitas das nossas células por conta das viagens que os membros fazem, mas as mantemos em funcionamento”. As células da escola primária reunem-se nas noites de quarta-feira e as células do ensino médio aos domingos. O Pastor Carl inormou que eles tentaram se encontram em outros dias, mas eles perceberam que estes eram os únicos dias que pareciam dar certo. As pessoas que lideram células da escola primária são os de nível universitário ou superior. Os grupos de ensino médio são liderados por alunos com a presença de uma pessoa mais velha (geralmente o anfitrião do grupo). O objetivo, entretanto, é que estas células sejam lideradas por estudantes.
E você? Como tem sido sua experiência com células lideradas por jovens? Comente!
Joel -  via  Blog Joel Comiskey

0 comentários:

Postar um comentário