Por Joel Comiskey
Uma líder de célula fértil em Tegucigalpa, Honduras, me disse que ela variou a ordem da reunião de célula a cada semana por causa da “variedade do tempero da vida”, ela disse. Ela queria evitar o tédio entre os membros. Por outro lado, um organizador de seminário me disse para exclusivamente enfatizar os 4Ws (em inglês: Welcome-bem-vindo, Worship- adoração, Word- palavra, Witness- testemunho) e não ensinar que os 4Ws poderiam ser variados de qualquer forma. Ele disse, “se você der a eles a liberdade para mudar a ordem dos 4Ws, eles não saberão o que fazer e os grupos serão um desastre. ”
Então quem está certo? Eu gosto dos 4 Ws, mas eles nunca devem ser seguidos cegamente, como se fossem inspirados por Deus. Pelo contrário, os 4Ws são um meio para um fim. Eles não são o fim em si. Lembre-se que o objetivo é fazer discípulos que fazem discípulos. O propósito da célula é construir cada membro para que ele seja transformado e se torne um seguidor de Jesus mais dedicado.
Como o líder faz isso? É aí onde o preenchimento do Espírito de Deus entra. Líderes eficazes são levados e guiados pelo Espírito Santo. Eles permitem que o Espírito de Deus os guie para liderar a reunião. Eles pedem a Jesus por sabedoria e então permitem que cada membro ministre um ao outro. O objetivo é desenvolver discípulos, não simplesmente ouvintes.
Ministrar um ao outro não pode ser ordenadamente encaixotado em uma ordem ou cronograma. John Wesley instruiu seus líderes de célula no século 18 a fazerem uma pergunta: “Como sua alma prosperou durante a semana passada?” Em outras palavras, como você tem estado com Jesus na última semana. Cada membro responderia e os membros foram encorajados a se perguntarem uns aos outros. Tratava-se de santidade e de se tornar discípulos de Jesus. Simples, certo? Essas aulas baseadas em casa mudaram a Inglaterra e a salvaram do desastre e o avivamento metodista aconteceu.
Eu não estou minimizando o planejamento diligente ou seguindo uma ordem clara, como os 4Ws. Isto é especialmente importante para aqueles que estão apenas começando a liderar um grupo de células. No entanto, precisamos ir além da ordem e entender o objetivo do ministério celular. Você está seguindo o Espírito de Deus? Você está permitindo que os membros ministrem uns aos outros?