por Steve Cordle, www.crossroadsumc.org
Um comercial popular nos EUA mostra um homem sentado à mesa com crianças pequenas, que perguntava, “Qual é o melhor, o maior ou o menor?” Todas as crianças responderam gritando, “O maior!”
No entanto, quando se trata do crescimento da igreja, a resposta correta pode ser “O menor”, pelo menos quanto ao discipulado.
Quando a igreja do Novo Testamento se reunia, era geralmente em casas e, assim, em grupos pequenos. O número relativamente pequeno de pessoas tornava possível a cada uma participar ativamente de formas que são impossíveis em uma grande reunião. Em 1 Coríntios 14:26 está escrito, “Quando vocês se reúnem, cada um de vocês tem um salmo, ou uma palavra de instrução, uma revelação, uma palavra em uma língua ou uma interpretação. Tudo seja feito para a edificação da igreja.” Os encontros da igreja primitiva eram altamente interativos. Isso permitia aos crentes compartilharem com os outros o que Deus estava ensinando e praticarem seus dons espirituais. Isso levou a uma saudável, igreja vital (“para a edificação da igreja”).
Grandes multidões reunidas para adorar são empolgantes em muitas formas. Mas por suas naturezas elas são vias de “mão única”; a comunicação flui da frente para a multidão. Discipulado e ministração pessoal podem ser mais bem facilitados em uma pequena reunião. Se a missão da sua igreja é fazer discípulos, então não faz mais sentido priorizar o ambiente que é mais eficaz em fazer isso?
Colocar pequenos grupos de célula no centro do ministério de sua igreja pode resultar em discípulos mais fortes. Pode ser tentador pensar que oferecer uma vasta variedade de programas ministeriais e opções vai significar em “algo para todos”. Mas na realidade, o que todos precisam é a oportunidade de se desenvolver espiritualmente em um ambiente onde eles podem participar ativamente no ministério. Não permita que outros programas bem-intencionados dominem isso. Mantenha o principal como o principal, e então a igreja será edificada.
Steve
0 comentários:
Postar um comentário